Skip to content
FundosImobiliarios.net

Como funciona o Home Broker? Veja os benefícios!

É provável, se você estiver começando a operar com investimentos, que ainda não conheça bem esse termo. Assim, com uma tradução do inglês temos: “home” é casa; “broker” é corretor. Isto é, corretor residencial.

No entanto, essa ideia de corretor residencial ainda não nos esclarece muita coisa, não é mesmo? Quer entender sobre

Home Broker? Continue lendo! Vamos explicar muito do uso desse termo no mercado financeiro.

O que é Home Broker?

É uma tecnologia avançada e revolucionária, que foi criada para estabelecer uma conexão entre os investidores e o mercado de capitais. Ou seja, é uma plataforma digital para compra e venda de ações pela internet.

Antes do surgimento do Home Broker, quem quisesse comprar ou vender ações tinha de fazer tudo por uma ligação telefônica. Ou seja, o investidor ligava para a mesa de operações e passava a ordem.

Atualmente, as corretoras oferecem esse tipo de sistema aos seus clientes. Assim sendo, estes podem fazer um investimento de qualquer lugar onde estiverem. Por isso o nome corretor residencial.

Além disso, a plataforma permite negociar ativos, organizar os preços das cotações e produzir gráficos para apoiar a tomada de decisão dos investidores.

Dessa forma, possibilitou aos pequenos investidores ou com pouca experiência terem acesso a investimentos que eram anteriormente limitados a poucos. Ou seja, ao se conectar à corretora tem acesso ao ambiente da bolsa de valores.

Home Broker

Para que serve?

Uma forma de tornar mais clara a ideia de Home Broker é compará-la com os sistemas de internet banking disponibilizados pelos bancos. O diferencial está no fato de que o investidor terá acesso ao mercado de ações para transações.

Embora a plataforma possa ser acessada por qualquer investidor, tem acontecido com mais frequência a utilização de pessoas físicas.

Segundo o site Infomoney, “atualmente, há mais de um milhão de investidores individuais cadastrados para operar na B3” (antiga Bovespa). Pois o sistema serve para oferecer algumas funcionalidades para este público, que são:

  • Realizar operações de compra e venda de ações sem a necessidade de um intermediário;
  • Oferecer mobilidade ao permitir que o investidor opere de qualquer lugar utilizando a internet e um computador ou celular;

Além disso, a plataforma oferece uma funcionalidade inovadora e que precisa ser destacada como um aspecto de valorização da sua utilização.

Home Broker

Disponibilização de ferramentas de análise e soluções

Muitos Home Brokers colocam a disposição dos investidores algumas ferramentas de análise e soluções, tais como:

  • Stop loss: objetivo de limitar as perdas;
  • Stop gain: objetivo de garantir que os ganhos sejam embolsados.

Dessa forma, elas são úteis para otimizar as negociações dos investidores. Por exemplo, os investidores podem optar por programarem ordens automáticas de venda sempre que o preço da ação atingir um determinado patamar.

Como operar na bolsa com Home Broker?

Para realizar uma operação em uma bolsa é necessário que se faça uma conta vinculada em uma corretora de valores.

Quem irá atuar no pregão é a corretora, fazendo a execução das ordens de cada investidor.

Como também essa atuação da corretora é independente da forma que as ordens foram encaminhadas: por sistema eletrônico ou por ligação telefônica.

A plataforma digital oferece algumas funcionalidades que são importantes de serem comentadas. Nesse sentido, elas vão sofrer alterações de uma plataforma para outra. No entanto, um padrão básico é assegurado em todas.

Cotações disponíveis em tempo real

No Home Broker, o investidor consegue observar as cotações em tempo real das ações e dos outros ativos. A partir dessas informações é que irá tomar a sua decisão do momento para negociar seja vendendo ou comprando ações.

Monitoramento da execução das ordens dos investidores

Além disso, através da plataforma digital é possível acompanhar se a corretora executou as ordens passadas pelo investidor. Como também é possível acompanhar se as ordens foram executadas ou aguardam uma oferta maior.

Utilização do “book de ofertas”

O investidor conta com o “book de ofertas”, que é uma relação de todas as ordens de compra e venda de ativos financeiros. Por isso indica os investidores, preços e quantidades que foram operacionalizados.

Além disso, o book de ofertas permite ao investidor acompanhar o desempenho do mercado e suas oscilações on-line.

Qual o valor?

A utilização da plataforma pelo investidor não gera nenhum custo adicional para o mesmo. Todavia, ele terá de pagar uma taxa de corretagem sobre cada transação que realizar por meio da internet.

Nesse sentido, uma vantagem que é obtida ao operar utilizando do Home Broker é o valor da taxa bem mais acessível.

Isto é, o valor da taxa para uma operação fechada, por telefone, direto com a mesa de operações, é mais cara.

Desse modo, na plataforma o investidor está operando por conta própria. E na mesa de operações terá o auxílio de um profissional, que tem um custo a ser coberto. Também o valor da taxa de corretagem irá variar entre as corretoras.

O que é Taxa de Corretagem Fixa?

A Taxa de Corretagem fixa é a mais utilizada nas plataformas digitais. Pois é um valor padrão para qualquer operação realizada, sem ajuda de assessor.

Por isso se ocorrer uma operação de compra e venda simultânea o investidor terá de pagar duas taxas de corretagem. Pois são duas transações.

Normalmente, a taxa fica entre R$10,00 a $20,00 por operação. Contudo, a forma de efetuar a cobrança sofrerá alteração de uma corretora para outra:

  • Uma taxa única independentemente do valor da operação;
  • Uma taxa diferenciada entre pequenas e grandes operações;
  • Descontos nas taxas a partir de pacotes de corretagem oferecidos;
  • Taxa menor em operações de Day Trade e Negociação de Opção;
  • Isenção da taxa de corretagem para operação na plataforma digital.

Além disso, cabe ressaltar que no caso da opção por pacotes o investidor deve avaliar a frequência com que opera no mercado de ações. Pois existem pacotes com 30, 50 ou até mais operações por um valor fechado.

No entanto, no caso de um investidor que não opera com frequência optar por um pacote pode não ser uma boa opção. Além do que pode acontecer que o mês termine e ele ainda não tenha operado o limite do seu pacote.

Nesse ínterim, é preciso observar a Day Trade e a Negociação de Opção, que devido às suas particularidades têm taxas menores:

  • Day Trade: operação de compra e venda de um mesmo ativo no mesmo dia, tendo valores menores.
  • Negociação de Opção: operação envolvendo os contratos transacionados no mercado futuro.

O que é Taxa de Corretagem Variável?

Usualmente, a taxa de corretagem variável tem sido utilizada para as operações junto à Mesa de Operação, pelo telefone, com ajuda de um assessor de investimentos.

Nesse sentido, corresponde a um percentual do valor negociado ou um percentual mais um valor fixo. Assim sendo, as operadoras podem adotar a “Tabela Bovespa”, atualmente B3. Contudo, o seu uso é opcional.

No entanto, acabou tornando-se uma forma de tradição entre as operadoras a utilização da tabela. Dessa forma, a taxa é cobrada de acordo com a movimentação de um dia na bolsa, ao invés de ser por operação.

Benefícios do Home Broker

A utilização do Home Broker oferece vários benefícios para os investidores individuais, tais como:

  • Agilidade para realizar as transações;
  • Autonomia para investimentos;
  • Fácil acesso ao mercado de ações;
  • Monitoramento da sua carteira de investimentos;
  • Definir o destino dos dividendos ou valores residuais;
  • Facilidade para investir a qualquer hora e de qualquer lugar;
  • A estruturação de operações utilizando stop loss e stop gain;
  • Menor taxa de corretagem.

Home Broker ou Mesa de Operações: Qual deles usar?

Certamente, uma escolha entre o Home Broker e a Mesa de Operações depende do peso de alguns fatores para diferentes perfis de investidores. Por exemplo irão preferir a Mesa de operações:

  • O investidor que não sente segurança para operar sozinho;
  • A pessoa que está aprendendo a operar no mercado de ações;
  • O investidor que irá operar com somas muito elevadas.

Outro aspecto que é um diferencial entre o Home e a Mesa é a taxa de corretagem de cada modalidade. Se for uma operação na Mesa a taxa não é fixa e corresponde a um percentual sobre o valor da transação realizada.

Desse modo, além dos riscos do mercado de ações, os riscos oferecidos pelo Home Broker estão relacionados com o fato de utilizar a internet para operar. Por isso todos os cuidados são necessários, tais como:

  • Não divulgar sua senha para outras pessoas;
  • Manter o seu computador protegido contra vírus;
  • Não abrir e-mails suspeitos ou de pessoas desconhecidas.

As mais importantes Home Brokers do mercado

De acordo com Tiago Reis, do site Sunoresearch, as mais importantes Home Brokers atuando no mercado atualmente são:

  • XP: mais de 100 mil clientes; a maior corretora cadastrada na Bolsa; opera com produtos financeiros variados;
  • Easynvest: ​ uma das primeiras a oferecer os serviços pela Conta com análises gráficas e treinamentos;
  • Rico: ​ uma das maiores corretoras do mercado; oferece serviços de acompanhamento de ações, atendimento online e de treinamento;
  • BB: corretora do Banco do Brasil; possui portfólio de produtos mais limitado;
  • Itaú: ​ corretora do banco Itaú; oferece produtos voltados a clientes do banco;
  • Bradesco: ​ voltado para clientes do banco; oferece opções limitadas de investimentos.

Se você ainda tinha receios para investir no mercado de ações, não precisa ter mais! Você percebeu que desde o Home Broker investir em ações é igual a utilizar qualquer outro aplicativo no celular? Então, não perca mais tempo!