Skip to content
FundosImobiliarios.net

Amortização: o que é e como funciona os cálculos

Amortização

Ao fazer um empréstimo ou financiamento é comum deparar com diversos termos desconhecidos. Como amortização.

Logo, esse é um conceito muito utilizado no mundo financeiro e tem relação direta com o pagamento do saldo devedor.

Assim, o valor da amortização é abatido de forma diferenciada de acordo com os diversos sistemas de financiamento.

Nesse artigo, você conhecerá como é o valor amortizado no SAC e no Price, alguns dos sistemas mais utilizados.

O que é amortização?

Quando as pessoas necessitam de um valor financeiro, mas não dispõe dele, infelizmente recorrem a uma instituição financeira.

Ao chegar nesses lugares escutam termos como amortização, tabela de juros e muitos outros e tudo envolvendo muitos juros.

É de suma importância conhecer o significado desses termos. Pois, eles ajudam escolher qual o serviço é mais viável e apresenta melhor custo benefício. Dessa forma é possível escolher um produto que com menor juro.

As dívidas são compostas por três elementos principais. Em primeiro lugar pelo valor emprestado da instituição. A seguir pela incidência de juros e por fim, pelo prazo escolhido para o pagamento.

Com base nisso, são estabelecidos os valores das prestações. Por meio delas, ocorre à quitação de uma parte do valor emprestado bem como do juro pré-estabelecido.

A amortização é esse abatimento da dívida em cima do capital principal, emprestado ou financiado. Sendo assim, o valor da prestação menos o juro é valor amortizado.

Importante destacar que a amortização não é o valor total da fatura. Mas é o resultado de uma conta fácil de ser feita.

Ao eliminar o valor do juro da parcela, o que sobra é o valor amortizado. Ou seja, pagamento do crédito emprestado.

amortização

Como funciona a amortização constante?

Há diferentes sistemas de amortização, como o SAC, Price e outros. No entanto, o que muda entre eles, é a forma como o valor do saldo devedor e dos juros são calculados.

O Sistema de Amortização Constante, SAC, geralmente é mais utilizado nos financiamentos para construção. Nesse caso, o valor deduzido do saldo devedor será distribuído de forma igual em todos os meses.

Os juros são calculados em cima do capital devido. Sendo assim, como inicialmente o saldo devedor é maior, as parcelas iniciais terá um custo mais elevado.

Portanto, como a amortização é constante, o valor emprestado vai diminuindo ao longo do período. E é com base nesse saldo devedor que os juros são calculados. Assim, com o passar do tempo, as parcelas e os juros diminuem.

Tabela Price

Já a Tabela Price tem sistema de amortização diferente da Tabela SAC. Também conhecida como Sistema Francês, a Tabela Price estabelece que todas parcelas de quitação de uma dívida tenham valores iguais.

Esse sistema foi criado no século XVII, pelo francês Richard Price. Desenvolvido com o objetivo inicial de viabilizar pagamentos de aposentadorias e pensões.

Com o passar do tempo, o mercado financeiro também adotou esse sistema. Atualmente é uma das formas de pagamentos mais empregadas em diferentes formas de parcelamentos no Brasil.

É bastante utilizada na compra de eletrodomésticos e veículos, porém também pode ser utilizada em financiamentos e empréstimos. Nesse sistema o valor de amortização da dívida é crescente, mudando a cada parcela.

Os juros são calculados no momento da contratação do serviço e o mutuário sabe exatamente quanto pagará em cada mês. Sendo que o valor da primeira prestação será o mesmo da última.

No Price o valor das parcelas é constante e a prestação inicial tem valor menor que do SAC. Por isso, muitas pessoas acabam optando por esse sistema de pagamento.

Porém, é preciso ficar atento na hora da contratação, pois, isso nem sempre é vantajoso. Afinal a amortização das primeiras parcelas é inferior ao valor pago em juros.

Tabela SAC

No financiamento através da tabela SAC, as parcelas começam com valores mais altos e vai diminuindo a cada mês. Muitas pessoas sentem segurança nisso, pelo fato das prestações mais distantes terem custos menores.

Afinal, no momento da contratação do serviço, o cliente tem segurança de suas condições e estabilidade financeira. Porém, por mais que planeje, não consegue prever se poderá pagar uma parcela de alto valor futuramente.

Dessa forma, utilizar a tabela SAC e iniciar pagando um valor maior é uma ótima opção. Por outro lado, há pessoas que não conseguem contratar nesse sistema justamente por esse motivo das primeiras parcelas serem altas.

No Sistema de Amortização Constante SAC, o valor amortizado é sempre o mesmo durante todo o prazo de pagamento. É também o primeiro item a ser calculado.

Já o valor do juro é calculado com base na taxa de juros aplicada ao valor do crédito devido. Sendo assim, essa tabela se dá com o resultado da soma entre amortização e juros. Ou seja, a parcela é igual amortização mais os juros.

Como funciona o cálculo de financiamentos da tabela SAC?

Para saber qual valor da amortização e os juros de uma dívida, é utilizado a Tabela do Sistema de Amortização Constate SAC. Para chegar ao resultado, é preciso fazer os seguintes cálculos, sendo eles:

  • Para calcular a amortização é necessário pegar o saldo devedor e dividir pelo número de parcelas. Exemplo: A= 10.000,00/10= 1000,00;
  • Ao calcular os juros sempre se utiliza a taxa estabelecida multiplicada pelo saldo devedor no período anterior: Exemplo: 10000,00×0,04= 400,00;
  • Por fim, para calcular a parcela, ou prestação, basta somar a amortização com o valor do juro. Exemplo:1000,00+400=1400,00.

Assim é feito a tabela de cálculos utilizada pelo SAC. Para saber o valor das prestações futuras, é só repetir esse cálculo. Utilize sempre o valor devido do capital principal, com base na última parcela. Veja esse exemplo de um financiamento no valor de R$ 10 mil.

tabela
Através dessas informações, você pode calcular quanto ficará sua parcela. Dessa forma, vai perceber qual cabe melhor no seu bolso. Além disso, em qual sistema de amortização você pagará menos juros e terá maiores benefícios.

Por fim, com esse sistema de amortização você pode economizar mais frente a um financiamento que já possui juros bem pesados. Fique atendo e aprenda mais, assim você conseguirá o sucesso!